Se você estiver na região de Bordeaux, vale a pena esticar cerca 40 km e conhecer o vilarejo de Saint-Émilion. E, uma vez lá, desvendar a história desse personagem que dá nome à cidade. Só assim irá descobrir tudo o que há de incrível sob os seus pés… Literalmente!
E qual a melhor forma para isso? Fazendo um passeio que é praticamente obrigatório, pois te leva a uma viagem pelos séculos 16, 17, 18… E a conhecer os feitos desse grande personagem que construiu a cidade que, hoje, é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A Monduvin vivenciou esta experiência e conta um pouco aqui. Mas adverte: não há nada como ver e sentir toda essa história in loco!
Pois bem… Estamos em um grupo, reunido em frente à Praça da Igreja Monolítica. Algumas explicações sobre a cidade e a importância dela principalmente à época da Revolução Francesa e, então, partimos para conhecer a ermita de Saint Emilion. O local foi escavado à mão pelo próprio Emilion no século XVII!
O guia nos conta sua história, os milagres que ele realizou e detalhes da caverna. Descemos uma escada estreita e chegamos a uma espécie de gruta. Ao lado esquerdo, uma mina d’água, que era usada como pia batismal para benzer seus seguidores; do outro lado, uma pedra que servia de cama.
No pilar que sustenta as escadas, há uma inscrição gravada na pedra: “Aqui jaz Emilion”.
Do local de oração e recolhimento, passamos ao mais imponente monumento da visita: a Igreja Monolítica.
É impressionante ver um teto tão alto! E não apenas pela altura, mas por todas as suas dimensões: 38 m de comprimento, 20 m de largura e 11 m de altura. É maior igreja medieval subterrânea da Europa.
Algumas pinturas e baixos relevos permanecem e nos fazem pensar como elas deviam ser impressionantes, assim como as esculturas de madeira naquela época. Hoje, alguns altares que datam do século XV e XVIII “decoram” o local.
O passeio termina depois de 45 minutos, com uma sensação de termos vivido algo que jamais havíamos imaginado. Na volta, pensamos no quanto estávamos longe de suspeitar o que estava sob nossos pés!
Saint-Émilion, além de ser rodeada por vinícolas, é encantadora também pela sua história! Vale muito a pena viver esta experiência.
Leave A Reply