A colheita da uva chamburcin é uma experiência única para os amantes do vinho e imperdível para quem passeia pela região de Entre-Deux-Mers.
Ainda mais quando o resultado dessa colheita e todo o processo a partir dela são vinhos Bio – entre tintos, brancos e espumantes de primeiríssima qualidade!
Para aprender mais sobre como acontece a produção desses vinhos que não usam nenhum arsenal de defensivos químicos ou fertilizantes, a Monduvin acordou cedo e foi conhecer o Château Cajus, próximo a Saint Emilion.
Em seus mais de 12 hectares, é produzida a uva chamburcin, cepage rara que não é acometida das doenças tradicionais dos pés de uva e por isso se destaca como grande aliada da produção de vinhos Bio.
A colheita começa cedo. Os proprietários, adeptos da medicina chinesa, seguem também o ciclo lunar para decidirem o melhor momento de colher as uvas. Além do estágio de maturação, eles entendem que a energia do fruto também deve ser considerada nesse momento.
Cestas em mãos, a equipe segue para os vinhedos e passa a retirar os frutos com cuidado. Em seguida, depois de levadas ao galpão pelo trator de transporte, uma máquina separa os frutos dos galhos e já inicia a maceração da uva. De lá, o mosto segue para depósitos de concreto que darão início à produção do vinho.
Enquanto a produção segue, é hora de conhecer melhor o local, suas histórias, o modo de vida holístico dos produtores e, claro, degustar os vinhos da casa!
Um delicioso piquenique à mesa e nos servimos, em bouteilles Magnun, de grande variedade de vinhos, com destaque para os milésimas especiais de 2000 e 2001.
E tudo isso regado a um agradável bate-papo com os proprietários do Château e nossa companheira de viagem, Sandrine, uma comerciante e apaixonada por vinhos.
Um dia apaixonante, ao lado de pessoas especiais que nos ensinaram um pouco mais em nossa trilha sem fim do Mundo do Vinho!
Leave A Reply